Avaliação do Impacto do Tamanho do Lote de Compra no Resultado do Produto: Estudo de Caso

Autores

  • Rodney Wernke Sem vínculo

Palavras-chave:

Ciclo financeiro. Lote de compra. Lucratividade.

Resumo

Fornecedor oferta insumos por preços diferentes conforme o volume do lote a ser adquirido (descontos de 4% e 8% para quantidades suficientes para 60 e 90 dias, respectivamente). Do ponto de vista da margem de contribuição, somente o valor do custo de aquisição seria modificado com o desconto por volume, aumentando o resultado do produto vendido. Contudo, lotes maiores implicam prazos de estocagem mais extensos, o que impacta no ciclo financeiro associado ao produto. Como a empresa capta recursos para financiar seu capital de giro (a 3,21% ao mês) é pertinente avaliar a decisão de compra considerando também os prazos do ciclo financeiro (recebimento, estocagem e pagamentos).

Downloads

Como Citar

Wernke, R. (2024). Avaliação do Impacto do Tamanho do Lote de Compra no Resultado do Produto: Estudo de Caso. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5208

Edição

Seção

Casos Empresariais