O Uso de Casos de Ensino na Aprendizagem de Custos: Um Relato de Experiência em Sala de Aula
Palavras-chave:
Casos de Ensino. Custos. Relato de Experiência.Resumo
Este artigo analisa a contribuição do uso de um caso de ensino sobre a relação Custo Volume-Lucro (CVL) para a aprendizagem de alunos do curso Tecnólogo em Agropecuária. O estudo, de caráter qualitativo e exploratório, baseou-se em um relato de experiência em sala de aula, no qual os estudantes foram desafiados a resolver situações contextualizadas envolvendo custos, preços, volume de produção e margens de lucro. A coleta de dados ocorreu por meio de observação participante e análise das soluções apresentadas, interpretadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados indicam que os alunos conseguiram articular conceitos teóricos com situações práticas, favorecendo a compreensão e a retenção do conteúdo. Observou se, ainda, desenvolvimento do pensamento crítico, aprimoramento da tomada de decisão com base em indicadores contábeis e financeiros, além de maior engajamento e cooperação entre os participantes. Conclui-se que a utilização de casos de ensino fortalece a integração entre teoria e prática, estimula a autonomia dos estudantes e contribui para a formação de competências analíticas e estratégicas necessárias à atuação no agronegócio.Downloads
Como Citar
Francisco dos Santos, A., & Maria dos Santos Bortolocci Espejo, M. (2025). O Uso de Casos de Ensino na Aprendizagem de Custos: Um Relato de Experiência em Sala de Aula. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5227
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos