Estratégias de precificação de um microempreendedor individual (MEI) do setor de alimentação comercial

Autores

  • Daiane Cristina Schutz Ribeiro UNESC
  • Andréia Cittadin UNESC
  • Carolina Citadin Milaneze UNESC
  • Eduardo Tramontin Castanha UFSC

Palavras-chave:

Formação de Preço de Venda. Mark-up. Alimentação.

Resumo

O entendimento e a utilização das informações de custos são fundamentais para que microempreendedores individuais (MEIs) estabeleçam preços de venda compatíveis com sua estrutura operacional e assegurem a lucratividade do negócio. Assim, o objetivo geral deste estudo consiste em aplicar os conceitos da contabilidade de custos para precificação de produtos em um MEI de alimentação comercial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva e qualitativa, por meio de um estudo de caso em um MEI do setor de alimentação comercial, especializada na produção e comercialização de refeições prontas (marmitas). A coleta de dados se norteou em entrevistas com a proprietária e na análise documental, no período de agosto de 2024 a março de 2025. Os resultados mostram que a empresa oferta três tamanhos de marmitas, sendo que as marmitas de tamanho M predominam as vendas correspondendo a, aproximadamente, 80% das unidades comercializadas. Com uso do Custeio Variável foi calculado o custo unitário de cada tipo de marmita. A aplicação do Mark-up evidenciou que os preços praticados estão divergentes aos valores sugeridos, indicando que a empresa possui necessidade de revisar o preço de venda, principalmente, da marmita tipo M. Conclui-se que o controle adequado dos custos e a adoção de práticas contábeis gerenciais podem fortalecer a sustentabilidade financeira e viabilizar um plano de expansão, ampliando sua atuação e consolidando seu crescimento.

Downloads

Como Citar

Cristina Schutz Ribeiro, D., Cittadin, A., Citadin Milaneze, C., & Tramontin Castanha, E. (2025). Estratégias de precificação de um microempreendedor individual (MEI) do setor de alimentação comercial. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5236

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões