Gestão de preços norteada pelos custos: estudo aplicado em uma indústria química
Palavras-chave:
Gestão de Custos. Formação de preço de venda. Mark-up.Resumo
O objetivo geral desta pesquisa consiste em apresentar metodologia para cálculo de preço de venda com base nos custos, para uma indústria química catarinense. Este estudo tem natureza qualitativa, realizado mediante pesquisa descritiva e estudo de caso, em uma indústria química especializada em produtos de higiene e limpeza. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com diretores das áreas financeira e comercial e análise documental, em relatórios contábeis e fiscais do ano de 2024. Foi possível constatar que a empresa possui um processo produtivo semelhante para as três linhas de produtos fabricados, sendo que os produtos automotivos representaram o maior percentual de venda (86,46%). De modo geral, nessa linha de produtos, a matéria-prima correspondeu ao maior custo variável; os custos fixos equivaleram a 10,47% do faturamento, sendo o mais relevante a mão de obra; as despesas fixas corresponderam a 37,32%; e as despesas variáveis totalizaram 22,93%, contemplando tributos e comissões. Para compor o Mark-up, os diretores indicaram 15% de lucro e, após o cálculo do preço com base nos custos, fez-se a comparação com os praticados pela empresa e concorrentes. Conclui-se que a empresa pratica os preços de venda de alguns produtos abaixo do que foi encontrado pelo Mark-up, fato que aponta para a necessidade de planejamento e controle de custos, no intuito da organização obter a margem de lucro esperada e manter-se atuando no mercado.Downloads
Como Citar
Borba da Silva, S., Citadin Milaneze, C., Cittadin, A., Pedro Guimarães Filho, L., & Leandro de Borba, M. (2025). Gestão de preços norteada pelos custos: estudo aplicado em uma indústria química. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5239
Edição
Seção
Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões