Despesas por função em educação e o índice do IDEB: o caso dos municípios do paraná

Autores

  • Raphael Dos santos Marinho UFPR
  • Marcos Wagner da Fonseca UFPR

Palavras-chave:

IDEB. Gastos em Educação. Desempenho Educacional. Dados em Painel.

Resumo

Este estudo investiga a relação dos gastos em educação e de variáveis socioeconômicas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos municípios do Paraná, no período de 2010 a 2021. De natureza quantitativa, descritiva e documental, a pesquisa utilizou um modelo multivariado em dados em painel com uma amostra de 399 municípios paranaenses, após exclusão por dados faltantes. Os dados foram obtidos de fontes como IBGE, INEP, IPARDES e SICONFI. Os resultados revelam que gastos com educação por aluno (Educ), receita per capita (RECpercapita), PIB per capita (PIBPer) e o logaritmo natural da população (lnPOP) exercem relação positiva e estatisticamente significativa no IDEB. Em contraste, a proporção aluno/professor não demonstrou significância. Adicionalmente, a análise evidenciou o impacto da pandemia de COVID-19, com o ano de 2020 apresentando um coeficiente contraintuitivo (positivo) e 2021 registrando um impacto negativo e significativo no IDEB. O estudo contribui ao aprofundar a compreensão da complexa relação entre investimento e desempenho educacional no contexto municipal paranaense, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes.

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Como Citar

Dos santos Marinho, R., & Wagner da Fonseca, M. (2025). Despesas por função em educação e o índice do IDEB: o caso dos municípios do paraná. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5265

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público