Despesas decorrentes do ciclo financeiro associado ao tipo de cliente: uma modalidade (pouco explorada) dos custos para servir
Palavras-chave:
Custo para servir. Ciclo financeiro. Avaliação de desempenho.Resumo
As publicações sobre custos para servir não abordam as despesas financeiras oriundas da extensão do ciclo financeiro associado a cada tipo de cliente. Nesta pesquisa se defende essa abrangência, tendo o objetivo de evidenciar os procedimentos necessários para medir o impacto monetário dos prazos de recebimentos concedidos na lucratividade dos clientes. Para tanto, foi utilizada metodologia classificável como qualitativa, descritiva e no formato de estudo de caso. Quanto aos resultados obtidos, cabe destacar o efeito das despesas financeiras na margem de atacadistas (9,57% das vendas), de distribuidoras (7,73% das vendas) e de supermercados (5,84% das vendas), de acordo com os ciclos financeiros vinculados a esses clientes (59,9 dias, 53,9 dias e 46,9 dias, respectivamente). Então, quanto maior a extensão do ciclo financeiro, maior a influência negativa no resultado da venda para os tipos de clientes abrangidos. Assim, além de defender a inclusão das despesas financeiras atreladas ao ciclo financeiro na avaliação dos custos para servir, esta pesquisa contribuiu demonstrando como mensurar esses valores que podem afetar, de forma distinta, a lucratividade das categorias de clientes, ampliando os aspectos que podem ser computados na avaliação do desempenho da freguesia.Downloads
Como Citar
Wernke, R., & Juliana Ferrari, M. (2025). Despesas decorrentes do ciclo financeiro associado ao tipo de cliente: uma modalidade (pouco explorada) dos custos para servir. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5275
Edição
Seção
Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos