Aplicação de ferramentas gerenciais na precificação: estudo de caso em um restaurante do segmento de pesque-pague
Palavras-chave:
Contabilidade gerencial; Custos; Psicultura; Mark-up; Pesque-pague.Resumo
A pesquisa possui como objetivopropor o uso do custeio variável e índice de formação de preço Mark-up no cálculo do custo e precificação de venda em um restaurante de um pesque-pague do vale do Ivinhema (MS).A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso de natureza descritiva e abordagem qualitativa, com a coleta de dados realizada através de entrevista semiestruturada e análise documental.Sua justificativa ancora-se na necessidade de conhecer os custos operacionais das atividades relacionadas coma piscicultura e de fomentar novas opções para as práticas de agricultura familiar em regiões com abundância hídrica. Os resultados indicaram que o prato “Pintado à moda da casa”, vendido a R$90,00, cobre os custos fixos, impostos, mas não proporciona a margem de lucro desejada. Com base no método do custeio variável, foi sugerido o uso do índice Mark-up de 44,37%, que resultou em um preço ideal de R$109,31, 17,66% acima do valor que se pratica atualmente pelo estabelecimento. Os achados evidenciam a importância das ferramentas gerenciais para correta formação de preços, análise dos custos e rentabilidade da empresa, para fins de comparação com o mercado concorrencial, conhecimento vital para viabilidade e perenidade do empreendimento.Downloads
Publicado
2025-11-16
Como Citar
DOS SANTOS SILVA, P., Lucio Bezerra Farias, L., MIGUEL RENDA DOS SANTOS, L., & Zanin, A. (2025). Aplicação de ferramentas gerenciais na precificação: estudo de caso em um restaurante do segmento de pesque-pague. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/5288
Edição
Seção
Sistemas de controle gerencial e custos