Estimação da Receita Líquida de uma Empresa de Varejo através de uma Modelagem Estrutural
Palavras-chave:
Filtro de KalmanResumo
O comportamento das vendas do varejo desempenha um papel relevante como componente da demanda agregada, integrando os modelos de política macroeconômica como, por exemplo, os modelos de política monetária, fazendo com que economistas e pesquisadores desenvolvam ferramentas cada vez mais sofisticadas para reduzir o nível de erro de estimação. Por outro lado, a nível microeconômico, as empresas do setor de varejo tem na projeção de vendas a variável determinante para a estimação de volume de capital de giro, de margens de lucro e do orçamento de resultados. Desta forma, a modelagem adequada desta série de vendas é muito importante para diversos setores da economia. Assim, a proposta do presente artigo foi utilizar modelos estruturais para modelar de forma mais robusta as vendas das empresas do setor varejista, afim de utilizá-lo como ferramenta de orçamento para as empresas do varejo, fundamentando-se na metodologia do filtro de Kalman. Para isso, foi utilizada uma série de vendas nominais do varejo trimestrais, compreendida entre o primeiro trimestre de 2000 até o primeiro trimestre de 2008, gerando equações de regressões pelo modelo estrutural para estimar o modelo dentro da amostra e fora dela, com o software Stamp 6.20. Os resultados demonstraram que a utilização dos modelos estruturais aumenta a capacidade de previsão das séries de vendas ao segregar o modelo em vários componentes, tais como tendência e sazonalidade.Downloads
Como Citar
Martins, M. A. dos S., Mette, F. M. B., & de Macêdo, G. R. Estimação da Receita Líquida de uma Empresa de Varejo através de uma Modelagem Estrutural. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/530
Edição
Seção
Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos