Gestão de metas: um estudo comparativo da eficiência de unidades operacionais em uma empresa de distribuição de energia elétrica.

Autores

  • Ricardo Jose Doria Copel
  • José Carlos Lakoski PUC- PR
  • Alceu Souza PUCPR

Palavras-chave:

Benchmark

Resumo

Esse artigo comparara a eficiência de unidades operacionais, visando subsidiar o processo de estabelecimento de metas de custo de pessoal, material, serviços e outros para uma empresa de distribuição de energia elétrica de grande porte no Brasil. O artigo busca trazer contribuições para pesquisadores, gestores e acionistas envolvidos com o processo de definição de metas e a implementação de mudanças visando aumentar a eficiência das organizações. A fundamentação teórica respalda-se nos aspectos da regulamentação econômica do setor elétrico, no processo de definição de metas e na gestão estratégica de custos. Foram levantados dados de custos, número de consumidores, mercado e quantidade de ativos de cinco unidades operacionais do período 2004 a 2009. Tais unidades desempenham a mesma finalidade operacional, mas apresentam características geográficas, mercadológicas e técnicas distintas, dificultando a comparação e o estabelecimento de metas. Utilizou-se regressão linear múltipla para obtenção de equações que expliquem a relação entre os custos e seus principais direcionadores. A equação selecionada, que expressa os custos como uma função do número de consumidores totais e da extensão de rede, apresentou R2 igual a 0,9286. O modelo foi validado estatisticamente pelas significâncias da amostra, do coeficiente de determinação (teste F) e dos coeficientes da equação (teste t) e teoricamente pelo sentido dos coeficientes. As hipóteses subjacentes às técnicas de análise multivariada de normalidade, homocedasticidade e linearidade foram verificadas.

Downloads

Como Citar

Doria, R. J., Lakoski, J. C., & Souza, A. Gestão de metas: um estudo comparativo da eficiência de unidades operacionais em uma empresa de distribuição de energia elétrica. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/532

Edição

Seção

Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos