Análise comparativa entre o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR e os currículos dos Cursos de Graduação presenciais em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul listadas pelo MEC

Autores

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Dom Alberto
  • Andréia Carpes Dani FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB

Palavras-chave:

Currículo Mundial

Resumo

O processo de convergência contábil atual, que abrange aproximadamente 150 países do mundo todo, tende a impactar também o ensino dos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis, nas Instituições de Ensino Superior (IES). Neste contexto, este estudo tem por objetivo averiguar se os currículos dos Cursos de Graduação presenciais em Ciências Contábeis, das IES listadas pelo Ministério da Educação (MEC), localizadas no Estado do Rio Grande do Sul (RS), estão alinhados ao currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR. A metodologia utilizada na pesquisa é caracterizada como uma pesquisa descritiva, realizada por meio de análise de documentos, com abordagem qualitativa dos dados. Inicialmente procurou-se identificar junto ao sitio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os Cursos de Graduação presenciais em Ciências Contábeis localizados no RS. A seguir, coletou-se junto ao sitio das respectivas instituições, as matrizes curriculares do curso. A coleta de dados foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2010 e alcançou todas as instituições objeto de estudo. Os resultados encontrados indicam que no RS existem atualmente 74 Cursos de Graduação presenciais em Ciências Contábeis, distribuídos em 51 diferentes instituições. Em relação ao nível de aderência dos currículos analisados ao currículo mundial, pode-se verificar que estes possuem alta aderência. Em relação às disciplinas relacionadas ao ensino de Contabilidade Internacional, verificou-se que apenas 25 instituições possuem esta disciplina específica em suas matrizes curriculares. Conclui-se que as instituições pesquisadas possuem seus currículos alinhados as recomendações propostas pela ONU/UNCTAD/ISAR, porém não há disseminação desta disciplina.

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Como Citar

Zonatto, V. C. da S., Dani, A. C., & Domingues, M. J. C. de S. Análise comparativa entre o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR e os currículos dos Cursos de Graduação presenciais em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul listadas pelo MEC. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/541

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos