Contabilidade de custos nas universidades norte-americanas: o perfil da disciplina nos cursos de graduação

Autores

  • Aghata Frade Ferreira UFSC
  • Karla Splitter UFSC
  • Altair Borgert UFSC
  • José Alonso Borba UFSC
  • Hans Michael van Bellen UFSC

Palavras-chave:

universidades norte-americanas

Resumo

Com o intuito de identificar o perfil da disciplina de custos nos cursos de graduação das universidades norte-americanas, este artigo tem por objetivo investigar os planos de ensino da disciplina que aborda o conteúdo de contabilidade de custos nos cursos de graduação em Administração e Negócios (Business School) a fim de identificar a sua estrutura, as metodologias utilizadas, processo de avaliação, conteúdo programático e bibliografia. A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a estratégia de pesquisa é do tipo documental e, survey quanto ao alinhamento, cuja amostra é composta por 11 universidades norte-americanas qualificadas no ranking da Revista BusinessWeek e 16 planos de ensino. Em linhas gerais, os resultados demonstram que: (i) há certa homogeneidade na estrutura dos planos de ensino nas universidades norte-americanas estudadas (ii) as metodologias de ensino mais utilizadas foram “aulas expositivas” e “atividades de casa” (iii) os processos de avaliação mais comum são as “provas” e “participação/ presença”; (iv) os principais conteúdos abordados são “Activity-Based Costing – ABC”, “Decision Making”, “Budgeting”, e “Cost-Volume Profit Analysis”; e (v) 15 dos planos de ensino analisados utilizam apenas um livro como bibliografia indicada sendo que o livro mais utilizado foi “Cost Accounting: a managerial emphasis”, de Horngren, Datar, Foster, Rajan e Ittner. Assim, conclui-se que há certa padronização no perfil da disciplina de custos nas universidades norte-americanas pesquisadas, na medida em que adotam a mesma estrutura de plano de ensino.

Downloads

Como Citar

Ferreira, A. F., Splitter, K., Borgert, A., Borba, J. A., & van Bellen, H. M. Contabilidade de custos nas universidades norte-americanas: o perfil da disciplina nos cursos de graduação. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/543

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos