Estudos de caso, realmente são?

Autores

  • Octávio Valente Campos UFMG
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha UFMG
  • João Estevão Barbosa Neto UFMG
  • Leandro Lima Resende UFMG
  • Saulo Cardoso Maia UFMG

Palavras-chave:

Análise de conteúdo

Resumo

Este estudo tem o objetivo de verificar se os artigos publicados no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, no período de 2004 a 2010, apresentam as características necessárias para enquadramento do artigo como estudo de caso. A amostra foi composta por todos os artigos publicados no período de 2004 a 2010 no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Para buscar evidências foi realizada uma análise de conteúdo dos artigos, assim como a estatística descritiva dos dados e estatística inferêncial com uso do Teste t de Student e do modelo regressivo Log-linear. Os resultados demonstraram que a nota média do nível de enquadramento dos artigos às características necessárias para classificação como estudo de caso é de 1,8 pontos, dentro do total de 4 pontos. Foi encontrada diferença significativa na média de pontos dos artigos que apresentam protocolo para os demais, concluindo-se que quando há o protocolo em um estudo de caso, tem-se maior probabilidade deste estudo ser mais robusto metodologicamente. Constatou-se ainda, através da regressão log-log entre a média de pontos (variável explicada) e o passar dos anos (variável explicativa), uma pequena evolução no nível de enquadramento metodológico. Desse modo, conclui-se que apesar do aumento da preocupação metodológica com os estudos de caso por meio da publicação de artigos críticos sobre as elaborações de trabalhos já realizados, as características necessárias ainda não estão sendo supridas para estes artigos serem classificados como estudo de caso.

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Como Citar

Campos, O. V., da Cunha, J. V. A., Neto, J. E. B., Resende, L. L., & Maia, S. C. Estudos de caso, realmente são?. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/547

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos