Interdisciplinaridade em contabilidade gerencial e contabilidade de custos em programas de mestrado: percepções de docentes e discentes

Autores

  • Marcelo Edwards Barros UFPR
  • Luiz Carlos Lemos Júnior PUC
  • Romualdo Douglas Colauto UFPR
  • Simone Bernardes Voese UFPR

Palavras-chave:

Contabilidade de custos

Resumo

O presente artigo tem com objetivo de analisar a percepção de docentes e discentes sobre a prática de interdisciplinaridade nas disciplinas de contabilidade gerencial e contabilidade de custos ministradas em programas de mestrado. A amostra da pesquisa é composta por 5 instituições de ensino localizadas nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou perguntas fechadas como instrumento de pesquisa e contou com 77 respondentes de um total de 148. Os resultados indicam que a percepção de presença de interdisciplinaridade nos programas de mestrado ocorre para 51% dos respondentes enquanto que 49% afirmaram não haver ou desconhecer a presença de práticas de interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos. Sobre a importância dos elementos promotores de interdisciplinaridade estabelecidos nesta pesquisa, observou-se não haver diferenças relevantes de percepção entre os respondentes, sugerindo que docentes e discentes aceitam a importância dos elementos indicados.

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Como Citar

Barros, M. E., Júnior, L. C. L., Colauto, R. D., & Voese, S. B. Interdisciplinaridade em contabilidade gerencial e contabilidade de custos em programas de mestrado: percepções de docentes e discentes. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/551

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos