O custo do ensino de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior
Palavras-chave:
Métodos de Cálculo de CustosResumo
O crescimento considerável da produção científica contábil enseja a necessidade de avaliação criteriosa das informações que estão sendo geradas para a tomada de decisões. Essas informações devem ser úteis para melhorias nos processos de planejamento, orçamento e desempenho da administração. A necessidade de alta capacitação e especialização das Instituições de Ensino Superior (IES), aliada à diversidade de atividades que elas realizam, torna complexa a implantação de um método de cálculo de custo. Este artigo teve como objetivo identificar e descrever os métodos utilizados para o cálculo de custos de cursos de graduação e pós-graduação. Por meio da pesquisa bibliográfica, tomou-se por base os artigos publicados nos principais periódicos científicos de Contabilidade e Administração no período de 1998 e 2008. Apesar do número reduzido de pesquisas sobre custos em cursos de graduação, foi possível constatar que ainda não há consenso na literatura sobre a metodologia para o cálculo de custo nas IES. Foi possível também verificar que a principal dificuldade na implantação de um sistema de custos em IES é a falta de dados disponíveis. As diferentes características de cada instituição e o emprego de diversas metodologias limitam as possíveis comparações nacionais e internacionais entre instituições. Dessa forma, apesar de ainda pouco discutido no âmbito acadêmico, observou-se um debate importante de caráter teórico e prático.Downloads
Como Citar
de Souza, A. A., Duque, F. S. de L., Terra, A. C. L., & de Oliveira, L. F. O custo do ensino de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/553
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos