O ensino da disciplina de controladoria: um estudo comparativo nas IES paraibanas, sergipanas e potiguares
Palavras-chave:
Ciências contábeisResumo
Controladoria constitui uma área das Ciências Contábeis composta por conhecimentos interdisciplinares oriundos da Administração, Economia, Informática, Estatística e da própria Contabilidade. Apesar dessa diversidade de áreas do conhecimento concorrerem para a formação da Controladoria, o seu conceito focaliza essencialmente a contabilidade, com ênfase nos controles financeiros. A literatura apresenta uma série de definições para controladoria, fruto de divergências entre os vários autores quanto ao seu conceito. O objetivo geral desse trabalho é identificar os conteúdos abordados no ensino da disciplina de Controladoria nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) paraibanas, sergipanas e potiguares, sob a forma de um estudo comparativo com a ementa proposta pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). A metodologia aplicada para a realização do trabalho é caracterizada por uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa. Foram identificadas 36 IES ofertando o curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, nas três unidades da federação pesquisadas, sendo 16 no Rio Grande do Norte, 11 na Paraíba e 9 em Sergipe. Após análise das ementas e comparação com proposta da FBC, conclui-se que os itens mais encontrados são: Logística. Processo de gestão: Planejamento estratégico, tático e operacional; Avaliação de Resultados e Desempenhos; Medidas de avaliação de desempenho; A função do Controller na estrutura organizacional; Visão sistêmica da empresa; Noções do sistema de gestão econômica – GECON; Avaliação Global do resultado de desempenho e analise da geração de lucros; por fim Controladoria: empresa, missão, responsabilidade e autoridade, funções e instrumentos.Downloads
Como Citar
Gomes, M. da C. T., de Oliveira, R. M. A., Carvalho, D. da R., & de Oliveira, R. M. A. O ensino da disciplina de controladoria: um estudo comparativo nas IES paraibanas, sergipanas e potiguares. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/554
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos