O Perfil e a Metodologia de Ensino dos Professores dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Contabilidade no Brasil

Autores

  • Renato Santiago Quintal UERJ
  • Robson Augusto Dainez Condé UERJ
  • VALMIR Matos do Carmo Filho UERJ
  • Josir Simeone Gomes UERJ

Palavras-chave:

Ensino de contabilidade e administração

Resumo

Este estudo objetivou identificar e avaliar o perfil dos professores e a metodologia de ensino utilizada nos Mestrados em Ciências Contábeis e Administração. A pesquisa apresenta uma abordagem descritiva quanti-qualitativa, através de um questionário composto por 17 perguntas fechadas, destinadas a 1196 docentes dos programas de mestrados. Foram enviadas correspondências eletrônicas aos docentes e, ao final, apurou-se 93 respondentes. Após a análise, avaliou-se o perfil dos docentes quanto a idade, sexo, titulação, programas de mestrado em que atuam como docentes, participação em congressos, seminários e eventos acadêmicos, condução de projetos de iniciação científica e pesquisa, e por último, domínio dos idiomas inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. O estudo avaliou, ainda, a metodologia de ensino utilizada pelos docentes e as características das disciplinas ministradas.

Downloads

Como Citar

Quintal, R. S., Condé, R. A. D., Filho, V. M. do C., & Gomes, J. S. O Perfil e a Metodologia de Ensino dos Professores dos Programas de Pós-Graduação em Administração e Contabilidade no Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/555

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos