Relação entre qualificação do corpo docente e desempenho acadêmico dos cursos de ciências contábeis no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: uma análise das Universidades da região sul do Brasil

Autores

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Dom Alberto
  • Geovanne Dias de Moura FURB
  • Lara Fabiana Dallabona FURB
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues FURB
  • Maria José Ribeiro FURB

Palavras-chave:

Região Sul do Brasil

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a relação entre a qualificação do corpo docente e o desempenho acadêmico dos cursos de ciências contábeis das universidades da região Sul do Brasil, conforme resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade 2009. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como descritiva, desenvolvida por meio de abordagem documental, com análise quantitativa dos dados, utilizando-se de estatísticas descritivas, teste de Kolmogorov-Smirnov e correlação de Pearson. A população do estudo contempla todas as universidades da região Sul do Brasil, públicas e privadas, cujos alunos do curso de ciências contábeis realizaram o Enade em 2009. A amostra da pesquisa compreendeu 83 cursos de universidades públicas e privadas. Os resultados encontrados evidenciam que em média as universidades pesquisadas possuem em seus quadros docentes 55% dos professores com titulação em nível de mestrado e 10% dos docentes com titulação em nível de doutorado. Quanto ao conceito do ENADE e sua relação com a qualificação do corpo docente, verificou-se que a variável Proporção de Mestres e Proporção de Doutores em conjunto, evidencia uma correlação moderada, positiva de 61%, e estatisticamente significativa, a um nível de significância de 0,01. Desta forma, pode-se concluir, em relação ao objeto em estudo, que existe correlação entre a qualificação do corpo docente e o desempenho acadêmico dos cursos de ciências contábeis das universidades da região Sul do Brasil, conforme resultados do Enade 2009.

Downloads

Como Citar

Zonatto, V. C. da S., de Moura, G. D., Dallabona, L. F., Domingues, M. J. C. de S., & Ribeiro, M. J. Relação entre qualificação do corpo docente e desempenho acadêmico dos cursos de ciências contábeis no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: uma análise das Universidades da região sul do Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/560

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos