Uma pesquisa empírica na área de Custos sobre a concepção pedagógica de cursos a distância modalidade online para desenvolvimento da autonomia no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Mariano Yoshitake ALFA
  • Yumara Lúcia Vasconcelos UFRPE
  • Georgia Fabiana da Silva UFRPE
  • Marinette Santana Fraga IES/Funcec
  • Rui Mathiasi Horta UFJF

Palavras-chave:

Modelo pedagógico

Resumo

O objetivo deste trabalho é pesquisar a concepção pedagógica de cursos a distância para facilitar ou melhorar o ensino e a pesquisa na área de custos, bem como o desempenho e exercício da autonomia. O estudo tomou por base a observação do comportamento e desempenho dos interagentes (49 cursistas) no curso de Gestão e Contabilidade de Custos (carga horária de 40 horas). A análise de dados foi realizada a partir dos critérios: desempenho nas avaliações, tempo de permanência online, trilha de aprendizagem adotada (se prescrita ou diferenciada), participação e interatividade, realização das atividades que envolviam criatividade, pesquisa e formação de juízo de valor, - autonomia na realização das atividades, diálogos informais registrados sobre as experiências. As impressões coletadas basearam-se na análise da base de dados do moodle relativa ao curso (trilhas de acesso, avaliações, depoimentos e avaliações de reação), observação direta e resultado das entrevistas. Os resultados encontrados nesta pesquisa destacam a importância da estrutura pedagógica dos cursos a distância (modelo adotado) para alcance dos objetivos pretendidos. Observou-se a necessidade de se incluir na concepção pedagógica dessas estruturas atividades de preparação e integração à realidade da rede e do ambiente virtual de aprendizagem, assim como as perspectivas de desenvolvimento do indivíduo considerando as dimensões técnicas e comportamentais. As notas revelam apenas uma face do desempenho acadêmico, sendo relevante considerar-se outras dimensões, de caráter subjetivo; estimular o desenvolvimento de relações significativas e do senso de pertencimento e engajamento à construção da realidade, ensejando desenvolvimento cognitivo amplo.

Downloads

Como Citar

Yoshitake, M., Vasconcelos, Y. L., da Silva, G. F., Fraga, M. S., & Horta, R. M. Uma pesquisa empírica na área de Custos sobre a concepção pedagógica de cursos a distância modalidade online para desenvolvimento da autonomia no processo ensino-aprendizagem. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/561

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos