Custeio Alvo em uma empresa de Comunicação Visual: um estudo de Caso.

Autores

  • Paulo Moreira da Rosa UEM
  • Reinaldo Rodrigues Camacho UEM
  • Zhi Yuan Yu V365142-K

Palavras-chave:

Produção Personalizada

Resumo

O objetivo deste estudo é testar, verificar e demonstrar a aplicabilidade do processo de Custeio Alvo em serviço de comunicação visual ou impressão gráfica. Como produto-teste da pesquisa, elegeu-se o convite de casamento elaborado por meio de produção personalizada. Para alcançar os objetivos da pesquisa aplicou-se o método de estudo de caso, com a utilização de diversas fontes de dados, tais como: levantamento de dados, revisão bibliográfica, entrevista, aplicação de questionário, observação direta do processo produtivo e análise e interpretação das informações contábeis, financeiras e administrativas da empresa de impressão gráfica. O questionário foi aplicado a um grupo de 100 pessoas (potenciais consumidores), com o objetivo de verificar sua percepção em relação ao grau de importância de cada uma das principais características do produto-teste. A entrevista realizada com o administrador e o gestor de produção da entidade teve a função de verificar como é estabelecido o preço de venda, a margem de lucro, horas de trabalho, materiais consumidos e os processos indispensáveis na produção. A análise documental, realizada em planilhas de custos e demais relatórios que contribuíram para conhecer os procedimentos seguidos pela entidade para mensurar e controlar seus gastos. Os resultados da pesquisa demonstraram que o Custeio alvo não seria uma opção adequada para produção desse produto diferenciado.

Downloads

Como Citar

da Rosa, P. M., Camacho, R. R., & Yu, Z. Y. Custeio Alvo em uma empresa de Comunicação Visual: um estudo de Caso. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/594

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos