Evidenciação das operações com crédito de carbono: estudo realizado nos relatório da administração e nas notas explicativas das 42 empresas que compõem o Índice Carbono Eficiente (ICO2) listadas na BM&F BOVESPA no período de 2010.

Autores

  • TATIANA GESSER UFSC
  • Maria Denize Henrique Casagrande UFSC

Palavras-chave:

Notas explicativas

Resumo

Este artigo tem por objetivo é identificar o nível de evidenciação nos Relatórios da Administração (RAs) e nas Notas Explicativas (NEs) das operações com Crédito de Carbono (C.C), relacionadas aos projetos, meios de financiamentos e mercado e; tributação. A amostra deste estudo é composta por 42 companhias que compõem o Índice Carbono Eficiente (ICO2) das ações mais negociadas na BM&F BOVESPA. O procedimento técnico adotado é documental, a natureza do objetivo é descritiva, a lógica da pesquisa é indutiva, a abordagem do problema é qualitativa, e a coleta de dados é secundária através do (RAs) e das (NEs) relativo ao período de 2010. Os resultados do estudo demonstram que as empresas não divulgam em seus relatórios informações sobre o tratamento contábil e tributário das operações com C.C.. As informações mais divulgadas referem-se aos projetos, tipo de projeto, forma de geração dos créditos e o custo deste investimento. Conclui-se que as informações evidenciadas nos RAs e NEs das empresas pesquisadas demonstram a negligência destas em adequarem suas informações sobre o impacto gerado ao meio ambiente, problemas em delimitar a existência de uma obrigação futura quanto ao direito de poluir, inconsistência das informações divulgadas, custo insuficiente ou não mensurável e reduzida transparência com relação aos danos provocados em suas demonstrações contábeis.

Downloads

Como Citar

GESSER, T., & Casagrande, M. D. H. Evidenciação das operações com crédito de carbono: estudo realizado nos relatório da administração e nas notas explicativas das 42 empresas que compõem o Índice Carbono Eficiente (ICO2) listadas na BM&F BOVESPA no período de 2010. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/605

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos