Gestão ambiental nas empresas de capital aberto do segmento ‘novo mercado’: discutindo a homogeneidade e heterogeneidade de práticas à luz da teoria institucional
Palavras-chave:
Novo MercadoResumo
Crescentemente, as empresas se vêem diante de pressões de diversos agentes para adoção de práticas sustentáveis. Para as empresas de capital aberto, aderir aos padrões de sustentabilidade leva à redução do risco sistemático dos negócios e à elevação da lucratividade das ações. Em face desta realidade, o objetivo geral deste estudo foi evidenciar a homogeneidade e heterogeneidade das práticas ambientais adotadas pelas empresas de capital aberto, listadas no segmento ‘Novo Mercado’ da BM&FBovespa, explicando-as à luz da teoria institucional. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos a partir dos websites e relatórios anuais das empresas, de 2009 e 2010. Os resultados evidenciam que 66,7% das 123 empresas do Novo Mercado da BM&FBovespa realizam práticas de gestão ambiental. Desse total, 58,5% das empresas se enquadraram na abordagem estratégica, 28% na de controle da poluição, e 13,4% na de prevenção da poluição. Respondendo a problemática da pesquisa, o estudo identificou que as empresas com abordagem estratégica de gestão ambiental apresentam tanto homogeneidade, como heterogeneidade de práticas ambientais. Os resultados da análise de correspondência apontaram que quanto mais próximas da abordagem “estratégica”, maior a amplitude de práticas ambientais adotadas. A evidenciação das práticas e pressões ambientais sugere que empresas de maior impacto ambiental estão mais sujeitas às pressões coercitivas de cunho regulatório e da comunidade, o que pode explicar a homogeneidade de práticas ambientais dessas empresas relacionadas à redução de custos com sanções e remediações ambientais, e busca de maior legitimidade.Downloads
Como Citar
ROLDAN, V. P. S., Cabral, A. C. A., Pessoa, M. N. M., Alves, J. F. V., & dos Santos, S. M. Gestão ambiental nas empresas de capital aberto do segmento ‘novo mercado’: discutindo a homogeneidade e heterogeneidade de práticas à luz da teoria institucional. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/607
Edição
Seção
Abordagens contemporâneas de custos