Necessidade informacional e influências da gestão de custos interorganizacionais em governança e custos de transação: Um estudo de casos.

Autores

  • Alexandre Braga UFPEL
  • Daniele Penteado Gonçalves Braga UFSM

Palavras-chave:

Informações

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em demonstrar aspectos sobre alianças estratégicas, evidenciando a relevância da Gestão de Custos Interorganizacionais (GCi) para a minimização de custos de transação e alinhamento de governança corporativa, em um processo de gerenciamento de custos entre empresas de uma mesma cadeia de valor. Para responder a esta demanda, a investigação, feita em 2011, focou nas práticas de GCi de duas empresas manufatureiras alimentícias de médio porte que possuem relações de cooperação, uma localizada no sul do Rio Grande do Sul e a outra no oeste do Paraná. O estudo se delimitou ao foco da GCi e seus possíveis benefícios em custos de transação e governança, ou seja, na forma como tais empresas organizam a troca de informações e como se dá a participação das mesmas na construção de suas inter-relações. No tocante à melhoria nas questões de transparência, equidade e prestação de contas com o parceiro, pode-se observar a alta classificação por parte das empresas dos impactos ocasionados pela adoção de práticas de gestão interorganizacional de custos, o que revela um campo ainda muito pouco explorado nas discussões sobre GCi. Ou seja, para as empresas analisadas, a GCi interfere positivamente na redução custos de transação e no aumento da governança interorganizacional.

Downloads

Como Citar

Braga, A., & Braga, D. P. G. Necessidade informacional e influências da gestão de custos interorganizacionais em governança e custos de transação: Um estudo de casos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/616

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos