O Balanço Social como fonte de informações para distinguir as diferenças sócio-ambientais entre as empresas participantes e não participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA.

Autores

  • Ana Carolina Vasconcelos Colares UFMG
  • Valéria Gama Fully Bressan CEPCON - UFMG
  • Wagner Moura Lamounier CEPCON - UFMG
  • Danilo Lacerda Borges UFMG

Palavras-chave:

Balanço Social

Resumo

Considerando que o Balanço Social é o principal meio de divulgação das informações sócio-ambientais das empresas no Brasil, surge o seguinte questionamento: é possível ao usuário da informação contábil distinguir diferenças entre as empresas que participam do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e as demais empresas que não participam por meio dos indicadores contidos no Balanço Social? Por meio de análise dos indicadores do Balanço Social publicado pelas empresas e análise de regressão pelo modelo Logit, procurou-se verificar se existem relações entre os indicadores e a participação das empresas no ISE. Os resultados da regressão logística indicaram não haver evidências de que os indicadores se relacionem com a variável dependente qualitativa, do que pode-se inferir que os os usuários da informação contábil não conseguem capturar as diferenças entre as empresas participantes ou não do ISE. Ressalta-se ainda a impossibilidade de utilizar os coeficientes para estimar o impacto na variável binária qualitativa, tendo em vista que o modelo não foi devidamente ajustado pela insignificância das variáveis independentes a um nível de significância de 10%. O problema encontrado nesses resultados é que, pelo fato de os stakeholders não terem acesso às informações contidas nas respostas dos questionários utilizados na seleção das empresas que compõe o ISE, eles não conseguem prever por meio de informações disponíveis no mercado quais empresas poderão se eleger futuramente ou que empresas poderão deixar de fazer parte do ISE nos anos vindouros.

Downloads

Como Citar

Colares, A. C. V., Bressan, V. G. F., Lamounier, W. M., & Borges, D. L. O Balanço Social como fonte de informações para distinguir as diferenças sócio-ambientais entre as empresas participantes e não participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/617

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos