Análise dos efeitos da adoção das normas internacionais de contabilidade sobre o preço justo das ações em empresas do setor de construção civil: os casos da Gafisa e da Cyrela.

Autores

  • Adriana Regina Passos Stivanin PUC MINAS

Palavras-chave:

Preço justo de ações

Resumo

No Brasil entraram em vigor as Leis 11.638/07 e 11.941/09 às quais revogaram, alteraram e introduziram novos dispositivos na Lei 6.404/76, Lei das Sociedades Anônimas, objetivando aproximar as práticas contábeis brasileiras aos padrões internacionais de contabilidade adotados nos principais mercados de valores mobiliários do mundo. Este estudo objetiva avaliar o impacto que a adoção dessas normas, IFRS e US GAAP, trará para o resultado e o patrimônio líquido de duas companhias do ramo de construção civil, Gafisa e Cyrela, bem como seus efeitos sobre o preço justo de suas ações determinado por meio do modelo de Gordon. Para a mensuração do preço justo das ações foram utilizados dados históricos de retorno sobre o patrimônio líquido das empresas pesquisadas para a obtenção da taxa de retorno esperada sobre o patrimônio dos acionistas e dados do crescimento do setor como aproximação da taxa de crescimento constante dos dividendos. Concluiu-se que, no período avaliado, a adoção das normas internacionais de contabilidade influiu negativamente no preço justo das ações das Companhias pesquisadas. Este efeito foi ocasionado pela redução no resultado dos exercícios analisados após a convergência, notadamente pelo momento de reconhecimento das receitas e custos dos empreendimentos.

Downloads

Como Citar

Stivanin, A. R. P. Análise dos efeitos da adoção das normas internacionais de contabilidade sobre o preço justo das ações em empresas do setor de construção civil: os casos da Gafisa e da Cyrela. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/632

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas à Gestão de Custos