Representatividade do valor de marcas no valor de mercado da empresa no Brasil.

Autores

  • Cesar Valentim de Oliveira Carvalho Júnior UFBA
  • Marcelo Bicalho Viturino de Araujo USP
  • Vinícius Simmer Lima USP
  • Luiz João Corrar USP
  • Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima USP

Palavras-chave:

Valor da marca

Resumo

O International Accounting Standard 38 (IAS 38), similar ao Pronunciamento Técnico 04 do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC), reconhece os ativos intangíveis pelo valor dos custos incorridos na aquisição ou geração interna, custo como base do valor. A IAS 38, mais flexível, aceita a precificação desses ativos na existência de mercado ativo, não acatado na legislação brasileira. Não obstante, empresas de consultoria avaliam e divulgam o ranking e valor de marcas. O problema desta pesquisa indaga a capacidade explicativa do valor da marca divulgado em relação ao valor de mercado das empresas. O objetivo deste estudo é avaliar se os valores divulgados por essas empresas possuem poder explicativo sobre o valor de mercado das empresas. A amostra é composta de empresas com marcas avaliadas pela empresa Brand Finance, listadas na BM&FBovespa de 2006 a 2009 (83 companhias), resultando em painel de 332 observações. Com avaliação baseada em regressão em painel, o modelo de efeitos fixos foi indicado quando considerado o valor de mercado da empresa como variável dependente. O modelo de efeitos aleatórios foi indicado quando considerado como variável dependente a diferença entre o valor de mercado e o valor patrimonial (PL). O valor da marca apresentou coeficientes significativos, mas sinais inversos ao esperado, concluindo-se que os valores divulgados não influenciam significativamente a análise dos investidores acerca do valor de mercado das empresas brasileiras. O conservadorismo no reconhecimento de valores avaliados por essas empresas é corroborado e com fortalecimento dos questionamentos das metodologias empregadas pelas empresas de consultoria.

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Como Citar

Júnior, C. V. de O. C., de Araujo, M. B. V., Lima, V. S., Corrar, L. J., & de Lima, G. A. S. F. Representatividade do valor de marcas no valor de mercado da empresa no Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/643

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas à Gestão de Custos