Processo de implementação do balanced scorecard em uma empresa do ramo de decoração

Autores

  • Bruno Hoffmann de Faria UFSC
  • Joisse Antonio Lorandi UFSC

Palavras-chave:

Balanced Scorecard

Resumo

Resumo O presente estudo, tem como objetivo analisar as etapas do processo de implementação do Balanced Scorecard em uma empresa do ramo de decoração. Para isto, foram realizados os objetivos específicos, revisando-se a literatura sobre o Balanced Scorecard (BSC), caracterizou-se a empresa estudada, apresentou-se a estrutura e as etapas necessárias para implementação do BSC em comparação com os passos sugeridos pelo referencial teórico e por fim, identificaram-se os riscos e obstáculos enfrentados pela empresa durante a implementação do BSC. Em decorrência disto, utilizou-se de pesquisa descritiva, pesquisa bibliográfica e exploratória. Para a coleta de dados foi elaborado um pequeno roteiro para entrevista informal com os responsáveis pela implementação do BSC. Fez-se, uso da abordagem qualitativa, pois foram analisados os dados de modo avaliativo, sem a utilização de coeficientes numéricos. O estudo de caso realizado identificou todas as etapas de implementação do BSC, em meio às suas dificuldades e consolidação. Como resultado da pesquisa observou-se que o BSC se tornou uma ferramenta facilitadora para a empresa objeto de estudo, norteando e adequando as possibilidades externas e internas em estratégias eficazes para o crescimento organizacional. Outro fator descrito no estudo é de que o foco principal do BSC implementado na empresa se deu ao nível gerencial, onde se tem medidas mais abrangentes, de nível corporativo e não se restringindo a responsabilidade individual.

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Como Citar

de Faria, B. H., & Lorandi, J. A. Processo de implementação do balanced scorecard em uma empresa do ramo de decoração. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/65

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões