Estudo sobre as Diferenças de Desempenho entre Pequenas e Médias Empresas Brasileiras: Uma abordagem da Visão Baseada em Recursos

Autores

  • Geraldo Alemandro Leite Filho UFLA e UNIMONTES
  • Francisval de Melo Carvalho UFLA
  • Luiz Marcelo Antonialli UFLA

Palavras-chave:

Pequenas e médias empresas (PME’s)

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi verificar se as diferenças de desempenho (crescimento) de empresas dentro de um mesmo setor são maiores do que as diferenças de desempenho de empresas entre os setores de atuação. Com base na visão baseada em recursos (VBR), foram definidas hipóteses de pesquisa sugerindo que os fatores internos, relacionados às empresas individualmente, exerciam uma influência maior do que os fatores externos (estrutura da indústria) no desempenho (crescimento) destas empresas. Quanto à metodologia, o estudo caracterizou-se como um levantamento de dados secundários de uma amostra de 328 pequenas e médias empresas brasileiras participantes da pesquisa da Deloitte Exame PME das pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil no ano de 2009. Foram elaboradas análises estatísticas descritivas e testes de hipóteses estatísticas. Os resultados apresentados evidenciaram uma heterogeneidade na distribuição das empresas pelos diversos setores com taxas de crescimento estatisticamente iguais. Os testes estatísticos sugeriram aceitação da hipótese de que os fatores externos tais como o mercado e o posicionamento estratégico seriam as principais causas da variação de desempenho das pequenas e médias empresas da amostra pesquisada, refutando as premissas da VBR para explicação da variação de desempenho para tais empresas.

Downloads

Como Citar

Filho, G. A. L., Carvalho, F. de M., & Antonialli, L. M. Estudo sobre as Diferenças de Desempenho entre Pequenas e Médias Empresas Brasileiras: Uma abordagem da Visão Baseada em Recursos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/651

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas