Modelo Triple Helix como estratégia de gestão de custos em inovação em redes de MPE´s

Autores

  • Dusan Schreiber UFRGS

Palavras-chave:

Triple Helix

Resumo

A inovação como diferencial competitivo começou a fazer parte do repertório das organizações, com maior ênfase, nas últimas décadas do século passado, apesar de ter sido apontado já no início do século como aspecto relevante para a gestão organizacional. No entanto com cada vez maior número de organizações investindo em inovação e com a aceleração do ritmo do desenvolvimento científico e tecnológico, os custos de inovação cresceram de tal forma que se tornaram inacessíveis para as empresas de micro e pequeno porte. Ao mesmo tempo percebe-se que as instituições de ensino, em todos os países, têm recebido investimentos de vulto para a organização de sua infra-estrutura laboratorial e promovido a capacitação de técnicos especializados. Desta forma constatou-se a situação de alocação ineficiente de recursos para a pesquisa e desenvolvimento, com as instituições de ensino e pesquisa, dedicadas à pesquisa científica, descolada da realidade empresarial, e de outro lado, as empresas, enfrentando custos crescentes para inovar e se manterem competitivas no mercado. Com o intuito de solucionar o impasse, foi concebido, no final dos anos sessenta, o modelo Triple Helix, por meio do qual é promovida a interação entre o meio acadêmico e empresarial, gerindo os custos de inovação de forma mais eficiente. A importância deste modelo se percebe com maior destaque no caso de MPEs – empresas de micro e pequeno porte. O presente artigo relata o caso de rede de pequenas empresas que reduziram os custos em P&D por meio do referido modelo.

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Como Citar

Schreiber, D. Modelo Triple Helix como estratégia de gestão de custos em inovação em redes de MPE´s. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/654

Edição

Seção

Gestão de Custos para Micros, Pequenas e Médias Empresas