Formação de preços: um estudo em empresas industriais de Santa Catarina
Palavras-chave:
Empresas industriaisResumo
Este trabalho teve como objetivo identificar as principais estratégias e métodos de precificação utilizados em empresas industriais do Estado de Santa Catarina. Para tanto, foram selecionadas as 100 maiores indústrias do estado, de acordo com informações da FIESC, e tendo como parâmetro o número de empregados. A coleta dos dados foi realizada através de questionário e obteve-se um retorno de 12 empresas, que constituem a amostra do estudo. O delineamento metodológico adotado foi o descritivo, de caráter quali e quantitativo, conduzido através do instrumento de levantamento e amostragem por acessibilidade. Na formação de preços é importante analisar as práticas da concorrência para produtos similares e/ou substitutos, e identificar a percepção de valor dos clientes em relação aos produtos oferecidos, o que poderá auxiliar na definição de preços mais adequados para alcançar a fatia de mercado pretendida pela organização e para que haja subsídios para melhorar suas estratégias em relação a preços. Os resultados encontrados na pesquisa demonstram que as indústrias catarinenses estão inseridas em um mercado competitivo, e que na formação de preços as informações de custos, obtidas por meio do custeio por absorção, são utilizadas em conjunto com outros fatores como a sensibilidade do consumidor em relação ao preço. A estratégia de preço de venda mais adotada pelas indústrias é a de igualar os preços aos dos concorrentes, juntamente com a estratégia de pacote e múltiplas unidades de preço. Observou-se também que na maioria das empresas pesquisadas a diretoria participa efetivamente na decisão do preço de venda.Downloads
Como Citar
Canever, F. P., Schnorrenberger, D., & Gasparetto, V. Formação de preços: um estudo em empresas industriais de Santa Catarina. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/664
Edição
Seção
Desenvolvimentos teóricos em custos