Aplicação da Contabilidade de Custos na Administração Pública - Experiências na Marinha do Brasil e na Força Aérea Brasileira.

Autores

  • Roberto Pinto de Araujo FAF-UERJ
  • Lino Martins da Silva UERJ

Palavras-chave:

e Administração Pública

Resumo

A consciência da necessidade de apuração dos custos e de condução da administração pública com eficiência, profissionalismo e transparência está se consolidando entre os administradores públicos, como resultado de grandes mudanças no cenário de atuação das organizações públicas. A importância do tema Custos no Serviço Público pode ser avaliada pelo crescente número de iniciativas governamentais nessa área em todo o mundo nas últimas décadas e pelo espaço que o tema vem ganhando na literatura especializada. Este trabalho objetiva apresentar duas experiências implementadas por instituições públicas federais no sentido de apurar os custos de seus bens e serviços produzidos, bem como mostrar as ações empreendedoras que os gestores dessas instituições vêm realizando, relacionadas ao acompanhamento da criação e da utilização de indicadores, relatórios e outras ferramentas gerenciais que possibilitem melhorias significativas para a eficácia e qualidade dos bens e serviços prestados. As experiências analisadas são as do Comando da Marinha, nas Organizações Militares Prestadoras de Serviços (OMPS), e do Comando da Aeronáutica. A retratação dessas experiências pode oferecer referências para o desenvolvimento e aplicação da contabilidade de custos em outras organizações governamentais.

Downloads

Como Citar

de Araujo, R. P., & da Silva, L. M. Aplicação da Contabilidade de Custos na Administração Pública - Experiências na Marinha do Brasil e na Força Aérea Brasileira. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/691

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental