Fatores determinantes para a eficiência alocativa de recursos públicos, a partir do índice de promoção da qualidade de vida (IPQV) nos municípios mineiros.

Autores

  • Luiz Carlos Souza Faria UFV
  • Evandro Rodrigues de Faria UFV
  • Marco Aurélio Marques Ferreira UFV
  • Lucas Maia dos Santos UFMG
  • Ambrozina de Abreu Pereira Silva UFV

Palavras-chave:

Alocação de recursos

Resumo

Esta pesquisa avaliou os fatores determinantes da variação da eficiência no provimento da qualidade de vida, tomando como referência a relação entre disponibilidade de recursos públicos e qualidade de vida nos municípios do estado de Minas Gerais. A partir da definição do objetivo foi utilizado o índice de promoção da qualidade de vida (IPQV) como balizador do estudo. Foram selecionadas as regiões Norte de Minas , Jequitinhonha, Triângulo mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de minas. Com o propósito de explicar a variação dos indicadores de qualidade de vida dos municípios mineiros foi proposto um modelo de regressão linear múltipla a partir do IPQV, sendo ele composto pelas variáveis: bolsa família, taxa de empregos, IPVA, taxa de analfabetismo, ITR e gastos totais dos municípios, que apresentaram um grau de associação de 88,30% com a variável IPQV. Os resultados demonstraram que o volume de recursos não é preponderante para a eficiência da alocação de recursos para a qualidade de vida da população.

Downloads

Como Citar

Faria, L. C. S., de Faria, E. R., Ferreira, M. A. M., dos Santos, L. M., & Silva, A. de A. P. Fatores determinantes para a eficiência alocativa de recursos públicos, a partir do índice de promoção da qualidade de vida (IPQV) nos municípios mineiros. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/700

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental