Implantação do sistema de custos na maior rede hospitalar da América Latina: o caso da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG)

Autores

  • Márcia Mascarenhas Alemão FHEMIG
  • Josiano Gomes Chaves FHEMIG
  • Heloisa Azevedo Drumond FHEMIG
  • Dayenne Cristina Martins Valente FHEMIG

Palavras-chave:

Custos

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do trabalho que teve como objetivo a construção de uma base de conhecimento a partir da aplicação do sistema de custeio por Absorção como ferramenta de organização estratégica, em uma rede de hospitais públicos. Sua importância fundamenta-se na aplicação eficaz dos recursos e investimentos praticados no cuidado com a saúde e no número expressivo de atendimentos deste setor. O trabalho baseou-se num estudo de caso descritivo de implantação do sistema de custeio na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Com ele está sendo possível disponibilizar aos gestores meta-informação custos como ferramenta de apoio no processo de tomada de decisões; identificar como as estas informações retratam os recursos utilizados (humanos, materiais, serviços e tecnologia), os serviços/bens prestados/produzidos em hospitais públicos e seus custos; rastrear custos por unidades operacionais (departamentos, divisões) e por objeto (paciente e tipo de serviço); construir um arcabouço de informações suficiente para a compreensão dos processos gerenciais internos na perspectiva dos custos e sua correlação com os serviços prestados e com os demais indicadores assistenciais. Enfim, este artigo vai subsidiar o debate da utilização da informação de custos muito além do tradicional ‘cortar custos’ e sim a utilização como ferramenta de suporte da qualidade do gasto público no setor saúde – gestão hospitalar. Ao mesmo tempo, sustenta melhores práticas, benchmarking, desenvolvimento científico e tecnológico e principalmente, ainda, transparência dos gastos públicos. Pode-se concluir que a utilização da meta-informação custos constitui ainda subsídio estratégico na definição de políticas e marcos regulatórios do setor.

Downloads

Como Citar

Alemão, M. M., Chaves, J. G., Drumond, H. A., & Valente, D. C. M. Implantação do sistema de custos na maior rede hospitalar da América Latina: o caso da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/705

Edição

Seção

Gestão de Custos no Setor Governamental