Tratamento contábil no Mercosul e na Comunidade Andina: um estudo sobre os investimentos em coligadas e controladas e nas propriedades para investimento em empresas industriais.

Autores

  • João Luis Peruchena Thomaz URCAMP
  • José Moreno Rojas José moreno Rojas Universidad Sevilla
  • Luiz Carlos Schneider Unisinos
  • Clóvis Antônio Kronbauer UNISINOS

Palavras-chave:

Convergência contábil

Resumo

O objetivo do estudo é investigar o nível de convergência às normas internacionais de contabilidade em relação ao tratamento contábil, dispensado aos investimentos em coligadas e controladas, bem como, nos investimentos em propriedades para investimento em empresas dos países do MERCOSUL e da Comunidade Andina. Analisou-se a mensuração e a evidenciação dos itens que compõe o Ativo em uma amostra de trinta empresas industriais destes dois blocos econômicos. A amostra foi escolhida por critérios de intencionalidade e acessibilidade, sendo os dados obtidos a partir das páginas eletrônicas dos órgãos nacionais encarregados de controlar e fiscalizar os mercados de capitais em cada país. Os dados coletados foram submetidos à análise descritiva para elaboração de quadros-resumos relativos à mensuração e evidenciação destes ativos. Em geral, constatou-se que no ano de 2012, as práticas adotadas estão convergentes com o que preconiza a IAS 28 e IAS 40, nos diferentes países. Observando convergência quase total às normas internacionais emitida pelo IASB; na Bolívia, segue em vigência às normas locais emitidas pelo CAUB, no caso de falta de pronunciamento, utiliza-se às normas do IASB; para o Chile, está prevista a convergência normativa para o ano de 2013 e na Colômbia para 2015. Por fim, é possível afirmar que há ainda um caminho a percorrer, para que nos países da Comunidade Andina, as práticas contábeis relativas aos investimentos em coligadas e controladas e propriedade para investimento estejam completamente harmonizadas, convergindo ao padrão contábil internacionalmente aceito.

Downloads

Como Citar

Thomaz, J. L. P., Rojas, J. M. R. J. moreno, Schneider, L. C., & Kronbauer, C. A. Tratamento contábil no Mercosul e na Comunidade Andina: um estudo sobre os investimentos em coligadas e controladas e nas propriedades para investimento em empresas industriais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/71

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões