Transporte ferroviário: avaliação do bi-combustível no desempenho de locomotiva

Autores

  • Ovidio GUILHERME CORREA POMBAL FNH
  • Adelaide Maria Cruz FNH
  • Marcio SOUZA E SILVA FNH
  • Robson Lopes Abreu FNH
  • Wendel alex castro silva FNH

Palavras-chave:

Ferrovias

Resumo

Este trabalho tem o objetivo analisar o transporte como elemento essencial para a logística das empresas, realizando uma breve revisão bibliografia e posteriormente avaliando o desempenho (economia) nos custos quando da utilização do sistema Bi-combustível no transporte ferroviário. Observa-se que entre os modais de transportes, a ferrovia durante muitos anos, no Brasil, foi sucateada e atualmente existe uma tendência de investimento, evidenciando, portanto, um crescimento no setor. É através das ferrovias e suas locomotivas, que cruzam todo o território do Brasil, que principalmente a riqueza mineral é transportada, além de ser um transporte que agrega grande carga transportada é evidenciada nesse estudo como sendo de maior segurança e economicamente menor, dentre os modais. Atualmente existem 29 mil quilômetros de trilhos, onde 28 mil estão com as concessionárias. Evidencia-se nessa pesquisa que a inserção do Bi-combustível em um segmento de uma concessionária, a economia no custo de transporte de 56% e ganho financeiro de 12%.

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Como Citar

POMBAL, O. G. C., Cruz, A. M., E SILVA, M. S., Abreu, R. L., & silva, W. alex castro. Transporte ferroviário: avaliação do bi-combustível no desempenho de locomotiva. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/725

Edição

Seção

Gestão de Custos Logísticos e nas Cadeias Produtivas