A percepção dos estudantes de graduação sobre o impacto da diversidade no trabalho em equipe de tecnologia da informação e comunicação (TIC)

Autores

  • Mirian Gomes Conceição UFBA
  • Neylane dos Santos Oliveira UFBA
  • Nayara Batista Moreira UFBA
  • Tânia Cristina Azevedo UEFS
  • Rodrigo Silva de Souza UFBA

Palavras-chave:

Coletividade

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a percepção dos estudantes de graduação sobre o impacto da diversidade no trabalho em equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Com o propósito de atingir o objetivo circunscrito nesta investigação, optou-se em desenvolver uma pesquisa descritiva. Para tanto, aplicou-se um questionário a uma amostra aleatória de 441 alunos dos cursos de Ciência da Computação (CC) ou Sistema de Informação (SI), neste caso, enquadrados como graduandos em TIC, Ciências Contábeis e Administração, agrupados por gênero, faixa etária e condição de deficiência em quatro universidades baianas. O resultado da investigação indica que a percepção da maioria dos alunos sobre o impacto da diversidade no trabalho em equipe de TIC é favorável ao aumento da criatividade e eficácia do desempenho. Essa percepção não é influenciada pelo gênero, faixa etária ou condição de deficiência. Dessa forma, pode-se concluir que a diversidade é um aspecto a ser considerado na formação de equipes de trabalho em TIC que buscam a melhoria do seu desempenho e complementaridade de habilidades e percepções.

Downloads

Como Citar

Conceição, M. G., Oliveira, N. dos S., Moreira, N. B., Azevedo, T. C., & de Souza, R. S. A percepção dos estudantes de graduação sobre o impacto da diversidade no trabalho em equipe de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/726

Edição

Seção

Gestão de Custos e Tecnologia da Informação