A evidenciação e a divulgação das ações ambientais voluntárias promovidas pelas empresas do agronegócio brasileiro

Igor Fernandes Gonçalves, Maisa de Souza Ribeiro

Resumo


O agronegócio apresenta-se como um forte setor dentro da economia brasileira, todavia sua importância vai muito além, as empresas desse ramo podem funcionar como transmissoras de mudanças e desenvolvimento social. Diante de tal perspectiva, estas instituições corporativas são responsáveis por todo o produto da sua atividade, sejam positivos ou negativos. Logo, a responsabilidade ambiental torna-se indispensável na cultura destas instituições, sobretudo pelo fato delas terem uma relação estreita com o meio ambiental. As informações sobre as ações ambientais possibilitam que as empresas prestem conta das suas atividades à sociedade. Os usuários dessas informações exigem dados objetivos e legítimos, que possam ajudá-lo na formação de opinião e tomada de decisão. Este trabalho busca analisar as informações disponibilizadas pelas empresas do agronegócio e identificar as ações ambientais desenvolvidas por elas na tentativa de minimizar os impactos gerados pela sua atuação. O estudo avaliou as informações disponibilizadas pelas 100 maiores empresas do setor, de acordo com o ranking da edição anual da revista Exame “Maiores & Melhores de 2009” da editora Abril. Através das analises, constatou-se que não há uma homogeneidade entre as empresas, além de existirem muitas que negligenciam a divulgação de suas ações ambientais, não permitindo aos usuários uma visão mais ampla das suas atividades.

Palavras-chave


Agronegócio

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ISSN 2358-856X

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