Custos Eleitorais: um estudo exploratório
Palavras-chave:
Custos eleitoraisResumo
O presente trabalho se propôs a analisar as normas de gestão de recursos eleitorais e o consumo desses recursos, identificando os custos de campanha e mensurando o custo de cada voto nas Eleições a governador do Distrito Federal, Alagoas e Minas Gerais. A metodologia empregada no presente trabalho foi o estudo exploratório-descritivo organizado em fases utilizando um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos, entre os quais a análise da estatística descritiva. Foram identificadas as principais orientações sobre a aplicação de recursos das diferentes espécies, entre as quais Transferências Eletrônicas, Cheques, Recursos Estimáveis em Dinheiro e Débito em Conta, bem como os tipos de despesas. A partir da análise, foi possível identificar que a principal espécie de recursos utilizada foram os cheques nominais alcançando 56% do total, no montante superior a R$ 69 milhões. Conforme esperado, o principal tipo de despesa realizado está relacionado à publicidade com o montante de quase R$ 54 milhões, que representa 43% dos gastos. A pesquisa também identificou que os candidatos que realizaram a maior quantidade de gastos durante a campanha eleitoral foram eleitos. Quando comparado o gasto do candidato eleito à população do estado, identifica-se que o maior gasto ocorreu no estado de Alagoas, seguido pelo Distrito Federal e Minas Gerais, respectivamente R$ 9,06, R$ 4,79 e R$ 1,94 por habitante. Em Minas Gerais o valor de cada voto que efetivamente elegeu o atual governador foi de R$ 6,06, que representa 15,3% do custo em Alagoas, que alcançou R$ 39,64.Downloads
Como Citar
Sallaberry, J. D., Vendruscolo, M. I., & Rodrigues, L. F. Custos Eleitorais: um estudo exploratório. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/79
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor público