Decisão de investimento em ambiente competitivo: análise da influência da informação concorrencial no comportamento decisório.

Autores

  • Regis Garcia UEL/UNESP/UNOPAR
  • Paulo Arnaldo Olak UEL
  • Barbara Fadel Uni-FACEF

Palavras-chave:

Teoria dos jogos

Resumo

A controladoria como área do conhecimento voltada à gestão possui estreito relacionamento com o processo decisório, pois a maioria das ações organizacionais deriva de decisões individuais e ou coletivas, principalmente em ambientes competitivos. Este trabalho pretende evidenciar quais as principais influências da informação concorrencial no comportamento decisório do usuário da informação. Objetiva levantar indícios que contribuam para a compreensão do comportamento de uso da informação concorrencial no processo decisório e fornecer subsídios teóricos que permitam às áreas, como à de controladoria, considerarem os aspectos comportamentais do decisor no planejamento do modelo e do sistema de informações. Revisa a teoria dos jogos e trabalhos que discutem a visão ecológica da informação. O universo é o de 945 empresas do ramo fotográfico brasileiro durante a transição para o sistema de impressão fotográfica digital. Foi utilizada uma amostra probabilística estratificada sobre a qual se aplicou questionário semi-estruturado cujas respostas foram analisadas estatisticamente com o software SPSS. Apresenta indícios de influência da concorrência nos comportamentos informacional e decisório. Não se encontraram evidências de escalas de intensidade relacionadas ao número de concorrentes, porém os fatores de motivação da decisão pesquisados confirmam alguns pressupostos da teoria dos jogos que descrevem o comportamento do indivíduo ao exercer uma decisão sob influencia das informações concorrenciais.

Downloads

Como Citar

Garcia, R., Olak, P. A., & Fadel, B. Decisão de investimento em ambiente competitivo: análise da influência da informação concorrencial no comportamento decisório. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/793

Edição

Seção

Controladoria