Fatores críticos de sucesso para implantação e uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão da estratégia: estudo de caso de duas empresas brasileiras
Palavras-chave:
Gestão da estratégiaResumo
Esta pesquisa procurou demonstrar quais os fatores críticos que levam as organizações a implantar e usar satisfatoriamente o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de implementação e gestão da estratégia, tendo em vista os diferentes graus de sucesso alcançado pelas empresas brasileiras. Assim, uma revisão da literatura foi realizada a fim de elucidar a ferramenta e levantar fatores críticos de sucesso apontados por diversos autores. Em seguida, foi feito um estudo de caso em duas empresas brasileiras escolhidas a partir de um painel de especialistas sobre o assunto. No primeiro caso, foi analisada uma organização que implantou o BSC com elevado nível de sucesso, no segundo, uma na qual o sucesso não atingiu seus anseios, mas que não abandonou o modelo. Os resultados obtidos demonstraram que a organização bem sucedida atenta para os fatores críticos destacados pela literatura, ao mesmo tempo em que algumas das condicionantes não são observadas pela segunda empresa. Realizou-se a análise comparativa dos casos no que diz respeito a cada um dos fatores críticos de sucesso. O envolvimento da alta administração foi identificado como o fator principal de sucesso, impactando, inclusive, os demais fatores. Finalmente, o estudo demonstrou que o Balanced Scorecard é mais que um conjunto de indicadores de desempenho, mas uma ferramenta para implantar e executar a estratégia, levando-a ao conhecimento de todos na organização.Downloads
Como Citar
Mendes, R. C., & Toscano, T. C. Fatores críticos de sucesso para implantação e uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão da estratégia: estudo de caso de duas empresas brasileiras. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/802
Edição
Seção
Controladoria