O Sucesso Alcançado Por Micro e Pequenas Empresas Por Meio da Inovação: A Influência de Recursos Estratégicos

Autores

  • Rodrigo Barreiros Leal FACC - UFRJ
  • Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca UFRJ/FACC
  • Anderson Chaves da Silva UFRJ

Palavras-chave:

Recursos Estratégicos

Resumo

Este estudo analisa o processo de inovação responsável pelo sucesso de 73 (setenta e três) micro e pequenas empresas (MPE). O objetivo do trabalho é verificar nos casos selecionados se o processo de inovação está necessariamente fundamentado em algum recurso estratégico, atendendo aos critérios de valor, raridade, inimitabilidade e substitutibilidade estabelecidos pela Visão Baseada em Recursos (VBR) desenvolvida por Barney (1991). A revisão de literatura aborda a inovação no Brasil, além de trazer conceitos acerca do empreendedorismo e recurso estratégico. A metodologia consiste em uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico e documental, aliada a uma análise de conteúdo dos casos selecionados no sítio da internet do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em seu programa “Façadiferente”, compreendidos entre os meses de dezembro de 2008 e junho de 2009. Ademais, cada caso foi relacionado com um tipo de inovação de um total de cinco, segundo a perspectiva de Schumpeter (1982). O recurso estratégico porventura utilizado foi classificado em uma categoria dentre três previstas por Barney (1991). Os resultados apurados demonstram que a maioria das MPE não se baseou em recursos estratégicos no processo de inovação. Assim sendo, os esforços empresariais foram direcionados no sentido de superar essa ausência, constatando-se diferentes maneiras de inovar que vão, desde o aprimoramento de produtos, processos e gestão, até a exploração de novos nichos de mercado. Além disso, e, em alguns casos, verifica-se a presença de incentivos de segmentos públicos e privados comprometidos com o desenvolvimento da micro e pequena empresa.

Downloads

Como Citar

Leal, R. B., da Fonseca, A. C. P. D., & da Silva, A. C. O Sucesso Alcançado Por Micro e Pequenas Empresas Por Meio da Inovação: A Influência de Recursos Estratégicos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/817

Edição

Seção

Controladoria