Remuneração dos Executivos nas Maiores Empresas Brasileiras da Bovespa: Análise da Evidenciação da à Luz do Modelo de Ferrarini, Moloney e Ungureanu (2009)

Autores

  • Júlio Orestes da Silva FURB
  • Ilse Maria Beuren FURB

Palavras-chave:

Empresas brasileiras

Resumo

O estudo objetiva verificar o alinhamento da evidenciação da remuneração dos executivos nas maiores empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo com o modelo de avaliação da evidenciação desenvolvido por Ferrarini, Moloney e Ungureanu (2009). Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada por meio de pesquisa documental nos relatórios da administração, notas explicativas e informações anuais do ano de 2008, tendo como referência 23 critérios de análise, dispostos em oito categorias e três áreas. A amostra da pesquisa corresponde a maior empresa de cada setor econômico de acordo com o ativo total no exercício de 2008, totalizando 10 empresas. Os resultados demonstram que as empresas pesquisadas utilizaram os três relatórios de maneira semelhante para informar aos stakeholders sobre o comitê, as políticas, e a divulgação individual da remuneração dos executivos, evidenciando aspectos superficiais e gerais dos planos de remuneração de executivos. Foram baixos os níveis de evidenciação das informações dos critérios de análise do modelo de Ferrarini, Moloney e Ungureanu (2009). Conclui-se que é mínimo o alinhamento da evidenciação da remuneração dos executivos nas maiores empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores de São Paulo com base no modelo de avaliação da evidenciação desenvolvido por Ferrarini, Moloney e Ungureanu (2009). Mesmo sendo um modelo de avaliação desenvolvido com base na regulação e orientações da União Européia, enfatiza-se o avanço destas orientações para a evidenciação dos critérios de remuneração de executivos e a possibilidade de servir de parâmetro para outros países.

Downloads

Como Citar

da Silva, J. O., & Beuren, I. M. Remuneração dos Executivos nas Maiores Empresas Brasileiras da Bovespa: Análise da Evidenciação da à Luz do Modelo de Ferrarini, Moloney e Ungureanu (2009). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/826

Edição

Seção

Controladoria