Sistema de controle gerencial e a estratégia empresarial: um estudo de caso em uma empresa varejista

Autores

  • Geovana Alves de Lima Fedato UNEMAT
  • Natália Rodrigues Moreira UNEMAT
  • Geovane Paulo Sornberger UNEMAT
  • Heder BASSAN UNEMAT

Palavras-chave:

Estratégia

Resumo

O presente estudo teve por finalidade identificar o sistema de controle gerencial e analisar a congruência deste com a estratégia empresarial perseguida por uma empresa do ramo de supermercados. Para a realização do trabalho foi necessário realizar um levantamento de dados para identificar os centros de responsabilidades e as estratégias vigentes, que foi realizado por meio de entrevistas com os responsáveis pelos centros e com o gerente, um dos mentores da estratégia da organização. De posse de dados, foi possível a identificação dos controles agentes em cada centro, bem como as estratégias empresariais. Em relação às estratégias, a empresa tem como princípio o bom atendimento, variedades de produtos e qualidade, o que evidencia uma estratégia de diferenciação. Como resultado foi possível confrontar os controles que atuam no sistema de controle gerencial vigente e sua ligação com a estratégia, sendo observado que de forma geral, a estratégia da empresa demonstra certa congruência com os controles utilizados.

Downloads

Como Citar

Fedato, G. A. de L., Moreira, N. R., Sornberger, G. P., & BASSAN, H. Sistema de controle gerencial e a estratégia empresarial: um estudo de caso em uma empresa varejista. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/827

Edição

Seção

Controladoria