Um Modelo de Mensuração e Avaliação do Desempenho Empresarial para prever Valor de Mercado: uma Análise do Setor de Comércio em Empresas Norte e Latino Americanas.

Autores

  • Vinícius Silva Pereira UFU
  • Vidigal Fernandes Martins UFU

Palavras-chave:

Setor de Comércio

Resumo

Este trabalho visa verificar a eficiência de se utilizar indicadores - fundamentalistas, de estrutura de capital, de liquidez, de atividade, de rentabilidade e de mercado – para medirem o desempenho trienal de sociedades anônimas do Setor de Comércio norte e latino-americanas com o intuito de prever o valor de mercado médio para o próximo biênio. Trabalhos sobre a utilização de indicadores para prever situações futuras sobre as empresas foram consultados: uma vertente de estudos que utilizam de indicadores como inputs de previsão de falência e outra que utiliza da mesma metodologia para prever valor de mercado futuro. Para tanto foi utilizada, quanto à forma de abordagem, de uma pesquisa quantitativa. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos adotados, esta pesquisa pode ser classificada em duas categorias: pesquisa documental e expost-facto. Os resultados obtidos de modo geral apontam que alguns indicadores de desempenho, conjuntamente, dos três últimos anos conseguem prever satisfatoriamente o valor de mercado dos próximos dois anos das sociedades anônimas do Setor de Comércio, com um grau de significância medido pelo R quadrado corrigido de 0,68. Os indicadores de desempenho de maior relevância foram a Média trienal do Exigível Total / Patrimônio Líquido, Média trienal do Lucro Operacional / Dívida Líquida, Variação trienal dos Investimentos / Patrimônio Líquido, Média trienal do EBITDA por Ação, Média trienal do Capital de Giro, Média trienal do Capital Employed, Média trienal do Enterprise Value.

Downloads

Como Citar

Pereira, V. S., & Martins, V. F. Um Modelo de Mensuração e Avaliação do Desempenho Empresarial para prever Valor de Mercado: uma Análise do Setor de Comércio em Empresas Norte e Latino Americanas. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/831

Edição

Seção

Controladoria