Aplicabilidade do método PBL no ensino da contabilidade de custos:

Autores

  • Erivaldo Matias Ferreira UFRN
  • Antonio Erivando Junior Xavier UFRN
  • Amanda Borges de Albuquerque Assunção UFRN

Palavras-chave:

Problem-Based Learning

Resumo

O processo ensino-aprendizagem representa um desafio constante para o professor, que é o agente responsável pela escolha do método mais adequado para transmissão do conhecimento. Os professores da área de custos acabam por gerar em seus alunos a expectativa da utilização das informações de custos nas tomadas de decisão. O professor desta área necessita selecionar dentre os métodos disponíveis aquele capaz de dar ao aluno o conhecimento necessário para compilar as informações de custos a sua disposição e assim poder usufruir destas informações para a tomada de decisão. O objetivo principal desta pesquisa consiste em investigar a possibilidade de aderência a um método de ensino inovador como o método de ensino Problem-Based Learning – PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), às disciplinas da área de contabilidade de custos pelos professores das instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, onde utilizou-se a coleta de dados através de questionário enviado à população de professores da área de contabilidade de custos do estado do Rio Grande do Norte. Os resultados evidenciam uma forte possibilidade de aderência dos professores aos métodos de ensino não tradicionais. Como o estudo aponta para a existência de uma grande empatia pelos professores ao método PBL, a pesquisa conclui que existe uma forte disposição de aderência pelos professores a esse método de ensino.

Downloads

Como Citar

Ferreira, E. M., Xavier, A. E. J., & Assunção, A. B. de A. Aplicabilidade do método PBL no ensino da contabilidade de custos:. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/840

Edição

Seção

Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo