Oportunidades de melhoria nos programas de mestrado acadêmico em contabilidade a partir da avaliação da CAPES: uma análise longitudinal
Palavras-chave:
Ciências contábeisResumo
O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi analisar os pontos fortes e as oportunidades de melhorias dos cursos de mestrado acadêmico brasileiros em Ciências Contábeis, nos triênios 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006, a partir da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, de caráter longitudinal, com coleta de dados por meio de pesquisa documental. Consultaram-se os critérios e os resultados das avaliações realizadas pela CAPES relativos aos programas de mestrado acadêmico na área de contabilidade nos três períodos delimitados. Para análise dos dados, empregou-se a técnica de importância versus desempenho. Observou-se que os programas melhoraram seu desempenho ao longo das avaliações em todas as prioridades de melhoria identificadas: Produção Intelectual; Teses e Dissertações; e Corpo Docente. Os principais pontos fortes identificados, na análise conjunta dos três períodos, se referem ao último triênio analisado: Corpo Discente, Teses e Dissertações; Produção Intelectual; e Corpo Docente. Nesse sentido, observou-se que os programas, em geral, estão ampliando seu desempenho nas avaliações da CAPES. A pesquisa demonstrou que a aplicação da análise de importância versus desempenho mostrou-se adequada para o objetivo desse estudo, uma vez que indicou as oportunidades de melhoria e os pontos fortes dos programas nas avaliações. A metodologia utilizada pode servir de norte para que cada programa analise seu desempenho atual ou ao longo do tempo em relação aos pesos atribuídos pela CAPES para cada item e quesito, bem como comparativamente ao desempenho dos demais programas avaliados.Downloads
Como Citar
Walter, S. A., Domingues, M. J. C. de S., Ana Gubiani, C., & dos Santos, V. Oportunidades de melhoria nos programas de mestrado acadêmico em contabilidade a partir da avaliação da CAPES: uma análise longitudinal. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/849
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo