Os estudos internacionais de competência: uma comparação com o profissional de controladoria brasileiro
Palavras-chave:
contadores gerencias e habilidadesResumo
O objetivo principal desse estudo é entender quais são as competências do profissional de controladoria ou contador gerencial, comparar com os estudos internacionais e avaliar a existência de competências a serem priorizadas. Esse questionamento tem como motivação as colocações de Hardern (1995), Morgan (1997), IMA (1996 e 1999) e IFAC (2003). A fundamentação teórica sobre competências está relacionada ao estudo McClelland (1973,1998), Boyatzis (1982) e Spencer e Spencer (1993). Está pesquisa está baseada no estudo de 18 competências sobre as conhecimento, habilidades e atitudes obtidas na literatura do contador e que foram submetidas a 198 contadores gerencias. O instrumento de coleta dos dados apresentou um alfa de cronbach de 0,884. A partir de uma análise fatorial e depois o teste de Kruskal-Wallis foram obtidos 12 competências como mais relevantes segregadas em 3 fatores, na comparação com os estudos internacionais de nove competência comuns 4 não foram consideradas relevantes nos testes estatísticos e apenas uma deve ser priorizada. Os resultados demonstram diferenças entre as competências requeridas dos contadores gerenciais brasileiros e de outros países sendo que suas razões é uma questão em aberto até momento.Downloads
Como Citar
Cardoso, R. L., Oyadomari, J. C. T., & Neto, O. R. de M. Os estudos internacionais de competência: uma comparação com o profissional de controladoria brasileiro. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/850
Edição
Seção
Ensino e Pesquisa na Gestão de Custo