YouTube no ensino da contabilidade de custos: investigação empírica sobre a opinião dos aprendizes do curso de Ciências Contábeis da UCB quanto à utilização de vídeos no processo de ensino aprendizagem

Idalberto José das Neves Júnior, Karla Caroline Afiune Simões, Kelly Cristina de Carvalho Almeida

Resumo


Novas tecnologias educacionais estão disponíveis aos interessados pelo estudo da área contábil. Entre elas, os vídeos disponíveis em sites da internet. Atualmente o site mais usado para compartilhar vídeos é o YouTube, sem discriminação de qualidade, assunto ou qualquer outra característica. Desta forma, considerando o uso potencial do YouTube para o ensino da área contábil, este estudo teve como objetivo investigar a utilização do uso de vídeos postados no YouTube da área contábil para o ensino da contabilidade de custos, e se estes vídeos podem ser considerados como ferramenta educacional. Para tanto, identificou-se os vídeos da área de contabilidade de custos divulgados no site YouTube, professores especialistas da área de custos efetuaram a seleção de 2 (dois) vídeos para apresentação a 40 discentes matriculados nas disciplinas Contabilidade de Custos e Análise de Custos do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Brasília – UCB e, por último, aprendizes responderam questionário de pesquisa em dinâmica realizada em sala de aula. A amostra correspondeu a 80% dos discentes matriculados. Na opinião dos aprendizes, os principais resultados demonstraram que o YouTube pode ser considerado como uma nova ferramenta de ensino, sendo capaz de contribuir para o aprendizado de uma pessoa que não possui conhecimento algum sobre o assunto apresentado.

Palavras-chave


Vídeos no Ensino de Custos

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ISSN 2358-856X

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