Análise comparativa do custo de mão-de-obra em uma empresa Prestadora de Serviços, quando tributada pelo Simples Nacional ou pelo Lucro Presumido.

Autores

  • Cirlene Pereira dos Santos PEREIRA DOS SANTOS SILVA ULBRA JI PARANA
  • Alex Fabiano Bertollo Santana CEULJI - ULBRA
  • Marlene Muniz Oliveira Pilenghy ULBRA

Palavras-chave:

Verbas Salariais

Resumo

As relações de trabalho vêm se transformando ao longo dos anos, o marco inicial foi a Revolução Industrial que possibilitou o desenvolvimento das empresas, pois, antes só existia produção artesanal. Esse desenvolvimento da sociedade fez surgir também as relações de emprego e as discussões sobre os direitos trabalhistas que as relações criaram. Surgiu a partir de então as exigências legais que levaram as empresas a negociar de forma que mantivessem a sua produção com qualidade e a preços condizentes com a competição de mercado. Desde então, os administradores e representantes das empresas buscam alavancar sua produção com custos menores. E para que se consiga menor custo, todos os insumos de produção são considerados, inclusive as verbas salariais, encargos sociais e demais valores que irão agregar valor à sua produção, tornando-a mais competitiva ou não. Na presente pesquisa, foi estudado o custo da mão-de-obra em uma empresa prestadora de serviços localizada na cidade de Ji-Paraná, estabelecida no ramo de oficina mecânica de automóveis, com nove colaboradores e sua forma de tributação atual é Simples Nacional enquadrada no anexo IV. A metodologia utilizada, foi o método dedutivo, pois a pesquisa abordou o custo geral de trabalhadores na prestação de serviços, para se chegar a análise mais específica na empresa em estudo. Concluindo, através dos resultados obtidos, que é possível diminuir os custos relacionados à mão de obra, bastando observar à modalidade de tributação mais viável a entidade.

Downloads

Como Citar

SILVA, C. P. dos S. P. D. S., Santana, A. F. B., & Pilenghy, M. M. O. Análise comparativa do custo de mão-de-obra em uma empresa Prestadora de Serviços, quando tributada pelo Simples Nacional ou pelo Lucro Presumido. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/882

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços