O uso do custeio variável nas decisões gerenciais do laboratório de análises clínicas de um hospital filantrópico no município de Teófilo Otoni, Minas Gerais.

Autores

  • Kenia Fabiana Mendonça UFVJM
  • Salvador Soares de Melo Júnior UFVJM
  • Stéfani Ferreira Silva UFVJM

Palavras-chave:

Decisões gerenciais

Resumo

As preocupações com os custos crescentes de saúde e particularmente de hospitais, suscitam a adoção de estratégias de controle cada vez maiores, no sentido de garantir a viabilidade dessas instituições, assegurando conseqüentemente o direito a toda população de atendimento de saúde num contexto de eficiência e eficácia. Portanto, para que crescimento exponencial dos gastos hospitalares e as restrições orçamentárias não se tornem um entrave à continuidade das instituições de saúde é absolutamente necessário que as mesmas adotem sistemas de controle e avaliação gerencial, principalmente o referente à gestão de custos. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi apurar os custos dos procedimentos laboratoriais pelos métodos de custeio por Absorção e Variável e comparar seus resultados. Esta pesquisa caracterizou-se como exploratória, utilizando como técnica de coleta de dados a análise documental. Foi realizado o estudo de caso no Laboratório de Análises Clínicas de um hospital filantrópico do município de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Conclui-se que o Método de Custeio por Absorção, adotado pelo Hospital, não atende as necessidades de informações de seus gestores e que o Método de Custeio Variável poderia ser uma ferramenta de auxílio à tomada de decisões. Contudo, é fundamental que o Hospital reavalie seu Sistema de Custos juntamente com os gestores de cada centro.

Downloads

Como Citar

Mendonça, K. F., Júnior, S. S. de M., & Silva, S. F. O uso do custeio variável nas decisões gerenciais do laboratório de análises clínicas de um hospital filantrópico no município de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/890

Edição

Seção

Gestão de Custos nas Empresas de Comércio e de Serviços