Fatores que determinam a descontinuidade das empresas: um estudo sob o ponto de vista dos contadores na cidade de Montes Claros (MG)

Autores

  • Geraldo Alemandro Leite Filho UFLA
  • Ana Flávia Guedes Figueiró UNIMONTES

Palavras-chave:

Gestão empresarial

Resumo

Este trabalho buscou a identificação e a análise dos fatores que, na percepção dos contadores, contribuíram para a descontinuidade das empresas na cidade de Montes Claros (MG). A estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento, com aplicação de questionários. A técnica de amostragem aplicada foi a amostragem probabilística aleatória simples. Os sujeitos da pesquisa foram os contadores cadastrados no Conselho Regional de Contabilidade CRC-MG, que realizam atividades junto às empresas na cidade. Foram utilizados recursos estatísticos descritivos para organizar os dados e analisar os dados. A pesquisa identificou que os fatores financeiros foram os determinantes para a descontinuidade das empresas e que aliados a eles podem estar acelerando esse fenômeno: carga tributária, o desconhecimento do mercado onde a empresa atua, o mau relacionamento com os clientes, deficiência na gestão empresarial, má administração do fluxo de caixa e a falta de conhecimentos e habilidades administrativas do empresário.

Downloads

Como Citar

Filho, G. A. L., & Figueiró, A. F. G. Fatores que determinam a descontinuidade das empresas: um estudo sob o ponto de vista dos contadores na cidade de Montes Claros (MG). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/910

Edição

Seção

Novas Tendências Aplicadas à Gestão de Custos